Como aproveitar as férias: Organize-se!

 Então chegou a hora de dizer adeus para as lindas férias de verão (ainda tenho uma semana, mas esse post acaba aqui). Para começar um ótimo ano escolar (mesmo que isso pareça controverso) é bom lembrar de algumas dicas para se organizar antes e durante ele. Assim você não precisa ficar estudando até as 3 da manhã da véspera de prova e acabar com notas não muito legais de serem anunciadas pros pais.


  1. Organize seus cadernos: Antes de decidir que caderno será de qual matéria, pesquise seu horário de aula. Se você tem dois cadernos de 200 folhas para dividir entre todas as matérias, divida entre as matérias que irão se coincidir em um dia para não ter que levar os dois todos os dias na bolsa.
  2. Organize seu fichário: Separe bem as matérias e tenha cuidado na hora de virar as páginas para não sair tudo rasgado no 2º dia de aula. Deixe as matérias mais usadas (como português e matemática) nas primeiras divisórias para ficar mais fácil. Uma outra dica é começar o ano com as divisórias vazias e deixar todo seu bloco de folhas no começo do fichário, assim você tem uma ideia de quando precisa comprar folhas novas.
  3. Folhas para rascunho: Tendo fichário ou caderno, deixe sempre uma matéria vazia. Lá você pode deixar folhas de rascunho, para serem usadas pra entregar algum exercício e (no caso de fichário) colocar os exercícios que foram re-entregados além de deixar folhas que acabou errando para no futuro usar pra fazer contas ou desenhos ou o que vier a mente.
  4. Caderno para casa: Lembra que eu falei no outro post sobre deixar sempre um caderno velho para ser usado como um caderno pra fazer lições ou resumos? Então, deixe sempre esse caderno na gaveta do seu material escolar e não se esqueça de usá-lo! Uma ótima maneira de se estudar de véspera (desculpa professores) é fazer resumos da matéria para ler antes de dormir e antes de fazer a prova.
  5. Estude! Sei que isso parece papo de diretor ou daquela tia professora ou qualquer coisa parecida, mas uma coisa que ajuda muito na hora de conseguir aquele notão é estudar todos os dias. Claro, não vá ler aquela enciclopédia de 348 páginas todos os dias. Geralmente todas as apostilas tem exercícios após tal assunto, ou eles estão em livros separados, depende de onde estuda, mas você sempre pode encontrar. Separe de 30 a 50 minutos para fazer 5 exercícios de cada matéria vista na escola, principalmente aquelas que tem mais dificuldade ou dúvidas. No caso de dúvida, grife a questão (ou o assunto) e pergunte para alguém logo no dia seguinte na escola. Vale desde o seu vizinho de carteira até o professor ou plantonista que tem na sua escola. Não deixe nada ficar acumulado, se não fica um desastre! E mesmo isso parecendo que vai levar 5hrs, é bem rapidinho e você ainda tem tempo para ver aquela série favorita ou ficar na internet.
  6. Crie um cronograma: Estamos falando de organização, então esse item é, provavelmente, o mais importante desse post. Não precisa criar uma tabela com horários e etc, a não ser que você seja muitíssimo organizada ou qualquer coisa assim. Mas marque em algum lugar o que você tem que fazer e quanto tempo irá levar isso. Lembre de considerar (no mínimo) 6hrs de sono, os horários de refeição e, é óbvio, os horários da escola. Também coloque neste cronograma o tempo que irá levar para estudar segundo o item acima e um tempo para descontrair, porque ninguém é de ferro. É importante colocar algum exercício físico no mínimo 40 minutos, duas vezes por semana para a saúde e aquele papo de Ana Maria Braga.
 Me desculpem pela quase bíblia que postei aqui mas espero que tenham gostado dessa pequena série de post sobre férias e vou tentar ao máximo postar mais sobre moda agora. Boas aulas pra todos! (por mais que isso pareça controverso).
 Lembrando que estou em busca de uma nova moderadora. Mais informações neste post.

8 comentários:

  1. Dicas excelentes! tem q se preparar mesmo, pq se não fica toda enrolada durante o ano letivo!
    gostei s2
    XOXO, Lari ^^
    BLOG | FACEBOOK

    ResponderExcluir
  2. Obrigadaoo pelas diicas floor!!
    Fichario é mais sensivel q caderno msemoo!!rsrs'
    do-ladodeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas ;D


    http://srasmustaches.blogspot.com.br/

    Já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  4. Blog lindo! Continue assim!!
    http://blogdasmeninasfixes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. seu blog é muito lindo e adorei o post,muito explicadinho,,<3 <3
    kiss


    http://patricinhas-fashions2s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário nos ajuda a crescer e nos motiva. Só não esqueça de dar críticas construtivas, e deixar o link de seu blog, se quiser que eu retribua o comentário. Beijos!